Bem-vindos!

Bem-vindos!
Bem-vindos! Um cantinho para partilhar Arte e pensamentos.

20/10/2009

Rita Paiva Raposo

RITA PAIVA RAPOSO

Soprano
Nasceu em Lisboa.

Iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade. Aos 15 anos frequentou um curso de Jazz leccionado pelo contrabaixo Mike Ross e -se nessa área aos 16 anos.

Em 1978 começou a estudar técnica vocal e interpretação com a cantora lírica Natália Viana.

Trabalhou também com Marimi del Pozo e Nico Castel.

Ingressou no Coro do Teatro de S. Carlos em 1986.

Ao longo da sua carreira colaborou em gravações para a RTP, designadamente na Petite Messe Solennelle (Rossini), peças para pequeno coro de Weborn e Schönberg e concertos de Natal sob a direcção do Maestro Gianni Beltrani; sob a direcção do Maestro João Paulo Santos participou na Opereta “Monsieur Choufleuri”, também gravado para a RTP. Participou em muitos concertos promovidos pelo estreou Teatro de S. Carlos nos quais interpretou canções de Schubert, “Diário de um desaparecido” (Janácek) e Dez Madrigais (Luiz de Freitas Branco), estes últimos posteriormente gravados em disco.

Como solista cantou em Il Trovatore (Verdi), Moraties (Henze), Turandot, Street Scene, Le Grand Macabre, Orphée aux Enfers (Offenbach), etc. Participou do elenco de “Sweeney Todd” sob a batuta de João Paulo Santos no Teatro D. Maria II e em várias produções de Operetas de Offenbach fora do Teatro.

Participou também como solista nos Festivais de Música de Macau, Granada (Espanha) e Óbidos. Fez vários concertos pelo País como solista, interpretando obras de Lopes-Graça, Gershwin, Lehàr, etc.

Fez parte do Grupo Scherzo Ensemble (dedicado a Zarzuelas e Operetas), 4 por 4 (a cappella) e neste momento é elemento do “The Groovy Tunes” grupo de 4 vozes a Cappella.

Trabalha recentemente com o grupo De Líricos.

Sem comentários: