Bem-vindos!

Bem-vindos!
Bem-vindos! Um cantinho para partilhar Arte e pensamentos.

27/10/2009

Artes- O Teatro

Sou uma apaixonada pelas Artes e orgulho-me muito disso. Gostaria de partilhar convosco a minha imensa satisfação por ter tido a oportunidade de ver a peça O Camareiro que esteve em cena no Teatro D. Maria. Se voltar a este maravilhoso teatro, aconselho vivamente!

20/10/2009

Concertos de Natal

Os Arts e os De Líricos estão a trabalhar afincadamente e com muito amor à música, peças de Natal para apresentar em concertos durante o mês de Dezembro.

São dois grupos bastante diferentes, com uma composição própria e com abordagens diferentes relativamente ao género musical que desenvolvem, aos arranjos, às interpretações, aos instrumentos, mas que esperam encher-vos o coração e a alma de bons sentimentos e emoções.

O repertório é de Natal, mas as peças são distintas e a sua interpretação também, pelas razões que referi e que advêm da própria essência e composição dos grupos.

Tenho muita honra e orgulho em fazer parte de ambos os projectos musicais!

Espero que gostem do nosso trabalho!

Os Arts têm vindo a modificar a sua composição, mas têm crescido musical e artisticamente. Quem já nos conhece, espero que continue a seguir a nossa música!

Os De Líricos estão também em crescimento e desenvolvimento e esperam continuar a agradar!

De Líricos

De Líricos

Vivemos em delírio musical e o amor pela Arte faz de nós uns eternos líricos.
Grupo musical fundado por Cristina Almeida, Ana Isabel Valle e Hélio Azevedo.

Rita Paiva Raposo

RITA PAIVA RAPOSO

Soprano
Nasceu em Lisboa.

Iniciou os seus estudos musicais aos sete anos de idade. Aos 15 anos frequentou um curso de Jazz leccionado pelo contrabaixo Mike Ross e -se nessa área aos 16 anos.

Em 1978 começou a estudar técnica vocal e interpretação com a cantora lírica Natália Viana.

Trabalhou também com Marimi del Pozo e Nico Castel.

Ingressou no Coro do Teatro de S. Carlos em 1986.

Ao longo da sua carreira colaborou em gravações para a RTP, designadamente na Petite Messe Solennelle (Rossini), peças para pequeno coro de Weborn e Schönberg e concertos de Natal sob a direcção do Maestro Gianni Beltrani; sob a direcção do Maestro João Paulo Santos participou na Opereta “Monsieur Choufleuri”, também gravado para a RTP. Participou em muitos concertos promovidos pelo estreou Teatro de S. Carlos nos quais interpretou canções de Schubert, “Diário de um desaparecido” (Janácek) e Dez Madrigais (Luiz de Freitas Branco), estes últimos posteriormente gravados em disco.

Como solista cantou em Il Trovatore (Verdi), Moraties (Henze), Turandot, Street Scene, Le Grand Macabre, Orphée aux Enfers (Offenbach), etc. Participou do elenco de “Sweeney Todd” sob a batuta de João Paulo Santos no Teatro D. Maria II e em várias produções de Operetas de Offenbach fora do Teatro.

Participou também como solista nos Festivais de Música de Macau, Granada (Espanha) e Óbidos. Fez vários concertos pelo País como solista, interpretando obras de Lopes-Graça, Gershwin, Lehàr, etc.

Fez parte do Grupo Scherzo Ensemble (dedicado a Zarzuelas e Operetas), 4 por 4 (a cappella) e neste momento é elemento do “The Groovy Tunes” grupo de 4 vozes a Cappella.

Trabalha recentemente com o grupo De Líricos.

João Carlos Teixeira

João Carlos Teixeira
joaocarlosmaestro@hotmail.com

João Carlos Teixeira – Guitarrista
Nasceu em Nova Lisboa (Huambo), Angola.

Finalista do 8º grau de guitarra clássica na Academia de Amadores de Música, com o professor António Ferreirinho.

Teve aulas de Música de Câmara e frequentou oito anos da disciplina de Classe de Coro, dirigida pelos maestros José Rober, Alexandre Branco, Saramago, Umberto Castanheira e Paula Coimbra.

Foi solista do Coro de Santo Amaro de Oeiras e chefe do naipe de tenores.

Elemento fundador do grupo Per Suonare Ensemble, um octeto de guitarras especializado em música do século XX e dirigido pelo maestro António Ferreirinho.

Professor de guitarra clássica. Tendo tirado os cursos de pedagogia musical de Jos Wuytack, Eddy Gordon e Williams e o curso de musicoterapia Edite Lecor, dá aulas de música para crianças da creche, pré-escolar e 1º ciclo.

Já tocou em várias salas de espectáculos, nomeadamente no Teatro de S. Carlos, S. Luís, Maria Matos, Trindade e CCB.

Foi director musical da Associação Portuguesa de Poetas.

Participou no Chuva de Estrelas (programa da SIC).

Compôs temas para as telenovelas Vidas de Sal e Primeiro Amor.

Gravou um cd com músicas inéditas.

Faz direcção coral e, recentemente, dirigiu um coro na Sé do Porto..

Participou em duas Masterclasses dadas pelo guitarrista e compositor Roland Diens, uma em Portugal, outra em Paris.

Elemento fundador dos Arts, em Setembro de 2005, grupo que já se apresentou nomeadamente, no Teatro Gil Vicente em Cascais, Centro Cultural de Cascais e Centro Cultural Olga Cadaval, na Capela da Penha Longa e no Convento da Cartuxa em Caxias.

Hélio Azevedo


Hélio Azevedo

É diplomado pela Escola de Música do Conservatório de Lisboa em Flauta de Bisel.

Os seus estudos tiveram continuidade na Universidade de Música de Tóquio, onde foi estudante bolseiro por vários anos.

Estudou e aperfeiçoou os seus conhecimentos em História da Música Francesa na Sorbonne-Université de Paris.

A sua actividade profissional é essencialmente dedicada ao ensino da Flauta de Bisel e Educação Musical.

Como executante, já integrou vários agrupamentos de música de câmara, nomeadamente o “Canora Turba” e “Opus Musicae”.

Participou como flautista em concertos no Centro Cultural de Belém, Palácio de Queluz, Palácio de Sintra, Centro Cultural Olga Cadaval e Centro Cultural de Cascais, tendo ainda actuado no estrangeiro em recitais em Tóquio e Paris.

Elemento fundador dos De Líricos, grupo que já se apresentou em várias salas de espectáculo e capelas.

Ana Isabel Valle


Ana Isabel Valle

Diplomou-se no Conservatório de Música do Porto com o Curso Superior de Piano, na classe do Professor Jorge de Azevedo.

Sob orientação do Compositor Cândido Lima, concluiu o 2º ano do Curso Superior de Composição e foi-lhe atribuído duas vezes o 1º Prémio do “Concurso Gulbenkian de Composição”.

Participou em múltiplos Cursos, nomeadamente com Filipe Pires, Cândido Lima, Emanuel Nunes, Murray Schaffer e Iannis Xenakis.

Tem actuado regularmente em recitais, nomeadamente no Porto, Braga, Viseu, Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval), Cascais (Centro Cultural de Cascais entre outras salas), Lisboa, no Centro Cultural de Belém e na RTP.

Nos últimos anos trabalhou assiduamente com os grupos “Opus Musicae” e “Vocal da Capo”.
Efectuou como organista a gravação em CD da obra “Axis Mundi”, da autoria do compositor e maestro Eduardo Paes Mamede.

Elemento fundador dos De Líricos, grupo que já se apresentou em várias salas de espectáculo e capelas.

19/10/2009

Artistas com quem trabalho

Este é o espaço que dedico exclusivamente aos artistas com quem trabalho:

João Carlos Teixeira é o guitarrista clássico e compositor que faz parte, juntamente comigo, do grupo Arts que tem vindo a crescer artisticamente e a trabalhar arduamente desde que o fundámos em 2005.

Ana Isabel Valle e Hélio Azevedo são respectivamente, a pianista/organista e o flautista que fazem parte do grupo De Líricos do qual me orgulho de ser, juntamente com eles, fundadora.

Finalmente, uma grande cantora, Rita Paiva Raposo, que iniciou os seus estudos de canto com a nossa querida professora, soprano bem conhecida na sua época, excelente amiga, confidente e plena de sentimento artístico, Natália Viana.

Brevemente apresentarei os seus currículos e contactos.