Bem-vindos!

Bem-vindos!
Bem-vindos! Um cantinho para partilhar Arte e pensamentos.

25/05/2011

Anna Moffo- an american soprano

Anna Moffo (Wayne, 27 de junho de 1932 — 9 de março de 2006, Nova Iorque) foi um soprano lírico-coloratura, activa principalmente na década de 1960.
Durante seu apogeu, Moffo foi muito admirada pela pureza de sua voz e sua grande beleza física.



Em 1955,  ganhou a audição de jovens artistas e uma bolsa de estudos para estudar no Conservatório di Santa Cecilia em Roma. No mesmo ano,  fez  a sua estreia em 1955 como Norina em Don Pasquale de Donizetti, em Spoleto.



No ano seguinte, apareceu  numa produção  televisiva de Madama Butterfly, encenada por Mario Lanfranchi, produtor pela RCA Victor e RAI, com quem  casou a 8 de Dezembro de 1957.
Estreeou-se  no La Scala assim como no Festival de Salzburgo e na Ópera Estatal de Viena em Falstaff, de Verdi (conduzida por Herbert von Karajan) no mesmo ano. Continuou a apresentar-se em Vienna até os anos 70, cantando Gilda em Rigoletto, de Verdi, Manon em Manon, de Massenet, Marguerite em Faust,de Gounod, Micaela em Carmen, de Bizet, Mimi em La Bohème, de Puccini, e Violetta em La Traviata, de Verdi. Destes dias, sua interpretação de Amina em La Sonnambula, de Vincenzo Bellini é considerada por ser a melhor entre muitas.



Moffo também fez sua estreia na América como Mimi em La Bohème na Ópera Lírica de Chicago em 1957, e fez sua estreia no Metropolitan Opera em 1959 como Violetta em La Traviata.
Regressou ao Met na temporada  de 1960-61 para cantar três novos papéis: Gilda em Rigoletto, Adina em L'Elisir d'Amore, de Donizetti e Liù em Turandot com Birgit Nilsson e Franco Corelli.

 No fim da década de 70 sua voz tornou-se mais encorpada e apresentou em papéis mais pesados de Verdi, tais como Leonora em Il Trovatore e Lina em Stiffelio.


Moffo foi particularmente popular na Itália. Apresentava o "The Anna Moffo Show"  de 1960 a 1973 e foi votada uma das mulheres mais bonitas na Itália.



Moffo faleceu em Nova Iorque, em Nove de Março de 2006


Sempre Libera- La Traviata - G. Verdi




Una voce poco fa - Il Barbiere di Siviglia . Rossini




Quando m'en vo - La Bohème - Puccini






Du bist die Ruh - Shubert

Sem comentários: