Bem-vindos!

Bem-vindos!
Bem-vindos! Um cantinho para partilhar Arte e pensamentos.

25/05/2011

Rita Streich - soprano ( Rússia/Alemanha)

Rita Streich (Barnaul, Rússia, 18 de dezembro de 1920 — Viena, 20 de março de 1987) foi das mais destacadas sopranos coloratura do pós-guerra.




Mudou-se para a Alemanha com os pais, durante a sua infância, onde cresceu bilíngue, o que ajudou a sua carreira. Entre  os seus professores estiveram  Domgraf-Willi Fassbaender, Erna Berger, e Maria Ivogün.



A sua estreia em ópera teve lugar durante a Segunda Guerra Mundial no Teatro Estadual de Ústí nad Labem na Boêmia, no papel de Zerbinetta na ópera Ariadne auf Naxos, de Richard Strauss. Três anos depois conquistou seu primeiro contrato com a Staatsoper Unter den Linden (Ópera estatal), de Berlim, onde permaneceu até 1952. Mudou-se para Bayreuth, em 1953, em Viena e Salzburg, em 1954. Seguiram-se apresentações no La Scala, de Milão, Covent Garden e em 1958 no Teatro Colón de (Buenos Aires), dirigido por Sir Thomas Beecham (1879—1961) na Rainha da Noite da Flauta Mágica, de Mozart.



A partir de  1974 leccionou na Escola Folkwang, em Essen e da Academia de Música de Viena. Também leccionou "master classes" no Festival de Salzburgo a partir de 1983.



O seu repertório incluiu árias de Idomeneo, Così fan tutte, El rapto en el serrallo, a flauta mágica, As bodas de Fígaro, Don Giovanni, entre outros.
Uma vez que cresceu bilíngue, cantou obras de Rimsky-Korsakov em idioma original russo.




Mein Herr Marquis - J. Strauss




W. A. Mozart



G Donizetti




G. Puccini

Sem comentários: