MUSEU-BIBLIOTECA
CONDES DE CASTRO GUIMARÃES
MUSEU-BIBLIOTECA
CONDES DE CASTRO GUIMARÃES
80º ANIVERSÁRIO
PROGRAMA
16 Julho
Grupo ArtZ – Arte de A a Z
Antonín Dvorák
1841 – 1904
Sinfonia do Novo Mundo – Largo piano
Reynaldo Hahn
1874 – 1947
À Chloris canto, piano
L´énamourée canto, piano
Erik Satie 1866 – 1925
Je te veux canto, piano
Gnossienne Nº 3 piano
Gnossienne Nº 1 piano
Eva Dell'Acqua
1856 – 1930
Villanelle
Cristina Almeida – canto
Ana Valle – piano
Sara Valle Rocha – vídeoarte e performance
Projecção da peça videográfica Mademoiselles em simultâneo com instalação e performance no espaço do Claustro do Museu. Obra de Sara Valle Rocha.
INTERVALO
Coro de Câmara de Cascais
Selecções da Missa Étnica pela Paz
Lorenz Maierhofer
Peace to the world (Intróito)
Oh burden down, my Lord (Kyrie)
Ah, Kezheguikin/Good morning (Gradual)
Sana, Sananina/Praise the Lord (Sanctus)
Kuate/The Infinite Sun (Comunhão)
Yakanaka Vhangeri/ Praise the Lord All Together (Hino Final)
Direcção Maria Repas Gonçalves
Solistas Elsa Braga e João Repas Gonçalves
Percussão Cristina Repas Gonçalves
Vocal Da Capo
Look at the World de John Rutter
The Lord Bless you and keep you de John Rutter
Be Still my Soul de Jean Sibelius
Cantique de Jean Racine, op. 11 de Gabriel Fauré
Ana Isabel Valle Piano
Eduardo Paes Mamede Direcção
ArtZ – Artes de A a Z – um projecto de fusão artística, especializado em apresentações temáticas com o objectivo de recriar ambiências típicas de várias épocas e mundos interiores, despertando no imaginário presente, a vivência de memórias colectivas.
É constituído por Cristina Almeida -canto, Ana Valle -piano/órgão,Sara ValleRocha -performance e vídeoarte.
Têm actuado em Instituições públicas e privadas (Convento da Cartuxa – Caxias; Capela da Universidade de Coimbra; Igreja do Castelo de Sesimbra;Palácio da Vila de Sintra; Centro Cultural Olga Cadaval – Sintra;Centro Cultural de Cascais; Centro Cultural de Belém; Teatro -Estúdio Lanterna Mágica – Lisboa; Casa do Alentejo – Lisboa; RTP; RTP Internacional). FundaçãoInatel, Associação PortuGraal, MAC–Movimento Arte Contemporânea, Teatro da Trindade-Lisboa.
Cristina Almeida soprano
Nasceu em Lisboa. Licenciada em Direito. Iniciou os estudos com a professora Natália Viana e frequentou a Academia de Amadores de Música. Participou em Masterclasses e aulas em Portugal, Bélgica e Espanha, nomeadamente com os professores Liliana Bizineche, Nuno Vieira de Almeida, Elena Nentwig Mercè Obiol e Ricardo Visus. Trabalha actualmente com Joana Siqueira.
Preparou em classes de ópera papéis como Susanna (Bodas de Fígaro de Mozart) e Norina (Don Pasquale de Donizetti).
Interpretou árias de Mozart e Espirituais, acompanhada ao piano por José Bon de Sousa na Aula Magna. Participou ainda na ópera para crianças Tutti Fan Frutti de Claude Henri Joubert, no Teatro da Trindade. Actuou no CCB com o pianista João Paulo Santos, interpretando, com o Baixo Eduardo Viana, árias e duetos do Barbeiro de Sevilha (Rossini), de La Spinalba (F. A. de Almeida), e de Porgy and Bess (G.Gershwin).Já deu recitais no CEJ e na Fragata D. Fernando e Glória e actua regularmente em eventos, concertos erecitaisde ópera,musicais e espirituais.
Interpretou o papel de Lambisca, na ópera cómica “A Vingança da Cigana”, de Leal Moreira, com encenação e textos de ligação de Fernando Gomes e direcção musical de Nicolay Lalov.
Ana Valle piano
Natural de Braga, foi aluna fundadora do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian.
Desenvolveu simultaneamente actividade como organista numa Igreja dessa cidade.
Diplomou-se no Conservatório de Música do Porto com o Curso Superior de Piano.Sob orientação do Compositor Cândido Lima, concluiu no mesmo Conservatório o Curso Superior de Composição. Foi premiada duas vezes com o 1º Prémio do “Concurso Gulbenkian de Composição”.
Participou em múltiplos Cursos, nomeadamente com Filipe Pires, Cândido Lima, Emanuel Nunes, Murray Schaffer e Iannis Xenakis.
Foi convidada para actuar no Concerto Inaugural do Órgão Ibérico de Tubos do Séc.XVIII, restaurado na Igreja do Convento do Salvador em Braga, sendo agraciada com a Medalha de Afirmação Pública de reconhecimento daquela cidade.
Exerceu funções docentes durante35 anos,sendo aindacertificada comoFormadora naÁreadaMúsica.
Criou um Projecto de Música, Poesia e Expressão Corporal para uma Biblioteca Escolar do concelho de Cascais que implementou durante 2 anos,tendoestabelecidointercâmbioscomaBibliotecaMunicipalde S.Domingos de Rana.
Como organista gravou em CD a obra “Axis Mundi”, da autoria do Compositor Maestro Eduardo Paes Mamede.
Actua regularmente em recitais, trabalhando com vários artistas e Grupos.
Sara Valle Rocha artes performativas e visuais
Nasceu em Lisboa em 1987.
Licenciou-se em Arte Multimédia pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa.
Tem participado em cursos e workshops nas áreas da Vídeo Arte, Performance, Curadoria e Som, nomeadamente com Sandra V. Jur¨gens, Alexandre Estrela, Nuno Sacramento, Nathan Young e Aaron Dilloway.
O seu trabalho centra-se numa vertente conceptual, usando principalmente o suporte vídeo.
Recentemente desenvolve trabalho de performance, instalação e vídeo no contexto de salas de concerto.
Em Setembro de 2009 foi elemento fundador do Nó – Colectivo de Colectivos, onde desenvolveu e expôs trabalho em investigação artística. Em Maio de 2010 participou no Festival FCRAMS com a curta-metragem “À Espera da Noiva” recebendo o prémio de ?Melhor Argumento'. Em Novembro de 2010 foi membro do júri no Festival Temps D'Image – Prémios para Filmes sobre Arte.
Desde Setembro de 2010 exerce funções docentes na ESAD.CR -Escola Superior de Artes e Design, Instituto Politécnico de Leiria.
Coro de Câmara de Cascais
Criado em 2003 por iniciativa do Maestro Nikolay Lalov teve até 2007 formação mista de adultos e jovens dos Pequenos Cantores do Estoril, apresentando-se sempre com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
Na época de 2009/2010 já como coro só de adultos, triplicou o número de coralistas e constituiu-se em associação designada “Associação Vocalizo - Coro de Câmara de Cascais”. Cumpriu um plano de actividades ambicioso em plena colaboração com a Câmara de Cascais e com o apoio desta, criando a série de concertos “Cantos do Museu” e um concerto de evocação de Lopes Graça, sempre com coros convidados, participando em cerca de 13 concertos.
Na época em curso consta já uma incursão pelo teatro, com participação no projecto “Coro” com 5 espectáculos no Teatro Maria Matos, para além da continuação da série “Cantos do Museu”, vários concertos a convite de outros coros e o alargamento do repertório em qualidade e quantidade.
O Coro de Câmara de Cascais é dirigido desde a sua fundação pela maestrina Maria Repas Gonçalves.
Maria Repas Gonçalves estudou Canto no Conservatório de Lisboa e Direcção Coral no Instituto Gregoriano de Lisboa. Completou o Mestrado em Música Antiga – Canto/Pedagogia Vocal na Universidade de Indiana nos EUA.
Especialista na interpretação de Música Antiga, é membro de vários grupos com os quais participou em centenas de festivais, recitais e concertos em Portugal e no estrangeiro e programas para a Rádio e Televisão. Interpretou também autorescontemporâneos tendo estreado obras de autores portugueses e interpretado ÓperasBarrocas e Contemporâneas.
Gravou 12 CDs de Música Antiga, Contemporânea e Ópera Barroca Portuguesa.
Lecciona frequentemente workshops de Voz e Elocução. Dirigiu os Pequenos Cantores do Estoril e dirige o Coro de Câmara de Cascais desde a sua fundação.
É professora de Voz na Escola Superior de Teatro e Cinema desde 1999 e responsável da Área de Voz/Música nos cursos de Licenciatura em Teatro e Mestrado em Artes Performativas.
Vocal Da Capo -Coro fundado em 1982, dedica-se a repertório que abrange música sacra e profana desde o século XIII até à actualidade. Foi agraciado com Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Cascais e ganhou o Diploma de Prata no “XIV Festival Internacionalde Música de Advento e deNatal” emPraga, República Checa.
Em Julho de 2009 foi considerada por sua Exa o Primeiro Ministro, Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.
Eduardo Paes Mamede, compositor, investigador e produtor discográfico, é diretor musical dos coros Vocal Da Capo desde 1994 e Cramol – Canto tradicional de mulheres – desde 2003.
A 7 de Junho de 2010, foi agraciado com a Medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Cascais.
MUSEU - BIBLIOTECA
CONDES DE CASTRO GUIMARÃES
Av. Rei Humberto II de Itália
3ª a Domingo das 10H00 - 17H00
Tel.:214815304
Sem comentários:
Enviar um comentário